Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Eixo Da Terra Teria Se Movido 10 Centímetros Devido Ao Terramoto




http://earthquakes.tafoni.net/?lat=0&lon=180&type=map&zoom=1

 Isto foi revelado por um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália

Sexta-feira 11 de março, 2011 - 02:30 pm

 Um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV) indica que o eixo da Terra teria deslocado 10 centímetros devido ao devastador terremoto de 8,9 graus que sacudiu o Japão, nesta manhã.

 "O impacto desse evento sobre o eixo de rotação foi muito maior do que o grande terremoto de Sumatra em 2004 e, provavelmente, o segundo maior - atrás, apenas, do terremoto no Chile de 1960 - afirmação  citada no jornal espanhol "El Mundo".

Ha'um pouco mais de um ano, a NASA disse que o forte terremoto que atingiu, em 2010, a região de Bio Bio, no Chile, teria alterado o eixo da Terra em 8 centimetros, e a extensão dos dias teriam encurtado 1,26 microssegundos.

 Richard Gross geofísico da Nasa calculou que a rotação da Terra foi acelerada em 1,6 microsegundos,  isto devido à alteração da massa da Terra, causada pelo terremoto de 8,9 de magnitude. Um microssegundo é a milionésima parte de um segundo. Essa mudança na velocidade de rotação foi ligeiramente superior causado pelo terremoto no Chile no ano passado.

No entanto, o terremoto de Sumatra, que causou uma outra grande tsunami de 2004 provocou uma redução de 6,8 dias microssegundos.
Fonte: Mision Rahma New York

Pesquisa do mapa: Cassia de Resende Rixse
http://www.cassiaderesenderixse.blogspot.com/

Sem comentários: