sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A tradição oriental postula que o universo está impregnado de chi (prana, éter, ki, energia imanente, fluido cósmico universal, etc).


Do livro "Viagens Fora do Corpo" - Robert Allan Monroe

A energia se apresenta de várias formas, dentre elas: energia calórica, mecânica, gravitacional, elétrica e outras. O Tipo de energia a ser abordado aqui é mais conhecida como energia magnética ou anímica. Pode ser chamada também por Energia Consciencial.

A tradição oriental postula que o universo está impregnado de chi (prana, éter, ki, energia imanente, fluido cósmico universal, etc) que é responsável pela vida. Essa energia primária está difusa em todo o universo. A Teosofia alega que essa energia vital provêm do Sol. Pelos nossos estudos, sabemos que essa energia cósmica está em todas as partes, porém reconhecemos o imenso e importantíssimo valor do sol que intensifica e amplia muito essa energia e ajuda a nutrir nossa Terra com vida, por todos os meios possíveis. Essa energia é absorvida principalmente pelos chakras e conduzida às células físicas pelas nadis (canais de energia - "veias energéticas"). A energia absorvida pelos chakras alimenta o corpo físico energeticamente, todos os órgãos internos do Homem, e eleva o "tônus vital" de cada ser. Após ser absorvida pelos chakras, a energia sofre um processo de transformação e essa energia transformada chamamos por energia anímica ou consciencial.

Simplificando, existe uma energia primária, imanente, que permeia todo o universo. Ao absorvermos essa energia e quando a exteriorizamos pelos nossos chakras, a qualificamos com nossas qualidades, defeitos, enfim, nosso jeito de ser. Esse energia cósmica, após ser qualificada com nossas informações, ou seja, tudo que vem de nós e faz parte do nosso ser, se torna uma energia única, pessoal, anímica, consciencial (própria da consciência). Essa energia anímica é o que caracteriza o nosso carisma, o nosso magnetismo pessoal. Muitas pessoas tem um magnetismo tão bom, que, aparentemente, chamam atenção, ou seja, até sua chegada em determinado lugar é percebida e bem-recebida. Todos nós podemos aumentar nosso magnetismo pessoal, não é preciso nenhuma técnica específica, basta mudarmos, para melhor, nossa personalidade, polirmos os aspectos negativos do nosso ser, aperfeiçoarmos nosso caráter, dia após dia. Procuremos viver sempre com: VERDADE - RETIDÃO - PAZ - AMOR - NÃO-VIOLÊNCIA.

A energica cósmica é uma energia essencialmente positiva. Então, após ser absorvida pelos chakras (centros de força = transformadores de energia = captadores e emissores de energia), quando se torna uma energia pessoal, anímica, ela é modelada e qualificada com todas as nossas informações (qualidades, defeitos, pensamentos, sentimentos, etc), ou seja, a nossa personalidade vai determinar um tipo peculiar e único de energia, diferente da energia universal, que nos será própria e única. Conforme a boa ou má qualificação da energia cósmica com nossas "informações", nossa energia pessoal, anímica, consciencial, irradiará aquilo que somos interiormente. Alguns médiuns e sensitivos, conseguem "ler" a energia, captá-la, senti-la, e verem o estado da pessoa, inclusive alguns detalhes de sua vida. Então, nossa energia será clara ou escura, de diferentes colorações, opaca ou brilhante, de alta ou baixa vibração, de alto ou baixo teor, conforme as qualidades intrínsecas do indivíduo. A nossa energia pessoal, a nossa aura, reflitirá a nossa condição íntima. Quanto mais evoluída a consciência, mais suas energias pessoais se aproximarão dessa energia imanente universal, dessa energia livre e pura que permeia o cosmos.


No nosso Mundo, existe uma dimensão energética (Dimener), que é formada pelas próprias energias emanadas pela nossa Mãe Terra, por todas as coisas vivas. Cabe lembrar que tudo está vivo. Então, essa energia da Terra se liga à dos homens e forma um campo energético coletivo que se espalhará por todo o planeta. A dimensão energética apresenta várias cores, pois as energias emanadas pelos seres humanos são diferentes, embora, em alguns casos, conserve o mesmo padrão. Então forma um grande campo energético multicolorido, com cores claras, escuras, de diversas tonalidades. As energias da dimensão energética vibram, pois os pensamentos emitidos pela humanidade são energias que tem uma vibração própria. Pelas energias vibrarem, elas apresentam barulho, em diversos volumes, desde ruídos baixos até um barulho que possa incomodar. Isso depende também da proximidade desse campo de energias ou da distância. Dizemos também que toda energia tem informação, conseqüentemente esta dimensão energética, existente desde a formação do nosso mundo, serve, inclusive, para registrar tudo que foi feito através dos tempos. Essas energias contêm informações sobre toda história do nosso mundo, de todas eras, sobre tudo que já aconteceu com nosso planeta, em todas suas etapas de evolução.

Cabe dizer que essa "dimensão energética" não é um plano aonde as pessoas vão depois do desencarne. Alguns autores, no entanto, acreditam que toda pessoa quando morre fica um tempo nessa dimensão paralela à física e paralela às dimensões astrais da Terra. Não sabemos com certeza se eles falam da dimensão energética ou de outro espaço paralelo ainda desconhecido por nós. Estes autores alegam que nesse espaço intermediário não existe interferência de tempo e de espaço, podendo também ser um ponto de encontro entre seres que habitam mundos diferentes, realidades diferentes. Aquelas pessoas que conseguem observar a dimensão energética ou apenas senti-la, geralmente são envoltas num enorme bem-estar, como se estivessem dentro de um mar de energias positivas. O prana, chi, ki, etc., em essência, é puro e positivo. Porém, as irradiações mentais dos homens "poluem" essa energia vital tão importante para nós. Podemos dizer que essa dimensão intermediária também tem a função de ligar o corpo físico do planeta (plano físico) com o corpo astral do mundo (plano astral). Podemos notar certa semelhança com o corpo energético do homem que liga o corpo material do ser humano ao seu corpo astral.

Os pensamentos e sentimentos de toda humanidade são irradiados, através de ondas mentais, ligando-se a essa dimensão energética, e também afetando ela, seja de forma positiva ou negativa. Essa dimensão energética reflete-se externamente formando assim uma espécie de "aura planetária". Pela atual condição dos homens e pelas irradiações constantes e ininterruptas de pensamentos e sentimentos de raiva, ódio, violência, medo, enfim, pela emissão incessante de energias negativas ao planeta, muitos lugares dessa "atmosfera energética" da Terra não estão bons. Podemos dizer que as energias que gravitam em vários lugares se encontram "doentes". Sem nenhuma dúvida, essa atmosfera energética negativa influencia o comportamento agressivo dos homens e o aumento, cada vez mais crescente, da violência em todo mundo. Temos que informar também o seguinte: quando há uma limpeza energética do "astral" de algum lugar, ou seja, uma "faxina" de certas energias negativas de um local, a parte material se torna melhor e o comportamento dos homens tende a melhorar. Isso acontece se eles não voltarem a "sujar" esse campo energético coletivo, por isso é preciso a auto-educação e a regeneração interna do próprio ser. Continuando o que estavamos comentando, a realidade é que o campo energético coletivo, projetado pra cima, para o alto, é melhor em alguns lugares do que em outros. Isso inclui desde fatores humanos, ambientais, entre inúmeros outros.

É importante dizer que não existe apenas um único tipo de energia. Existe, sim, uma energia primária, de onde derivaram todas as outras. Através dessas derivações, outros inúmeros tipos de energia, de diferentes aspectos e colorações, surgem. Existe, na verdade, toda uma cromática energética universal, cores-energias, energias vivas da criação, que criaram, em uma combinação perfeita, tudo que existe. Essas energias se manifestam sempre de "cima para baixo", por um processo lento de condensação. Lembramos o caso do nosso planeta: o plano mental é formado por energias mais sutis, mais próximas da energia livre; o plano astral é formado por energias intermediárias, de acordo com a faixa vibratória de cada esfera espiritual; o plano físico é o mais denso de todos; todos eles, porém, foram originados da energia primordial, dessa energia cósmica, que, em cada plano, se adensou e formou um tipo de matéria-energia diferente. Todos esses planos, no entanto, coexistem harmônicamente. Essas diferentes energias também tem diferentes funções, que, por diversos meios, podem atuar realizando benefícios tanto no ser vivo, quanto na Terra.

Podemos captar energias de diferentes fontes. Podemos captar energias do Sol, das águas, das matas, da terra, do ar, do éter, da própria alimentação, inclusive. O contato permanente com a natureza é muito bom para restabelecermos nossa saúde energética, pois renova nossas energias pessoais. Nesse caso, a nossa aura, nosso campo bioenergético, através dos chakras, entra em contato com as energias da natureza, que são extremamente saudáveis, capta essas energias vitais, e "alimenta" nosso corpo etéreo de forma muita positiva. Podemos captar energias fora do corpo também, em dimensões espirituais evoluídas, onde o nível de energia é muito forte e positivo. Durante o sono, quando desdobramos nosso corpo espiritual (psicossoma) absorvemos essa energia, às vezes estando nós conscientes ou inconscientes. Essa energia vivifica a matéria.

Em nossas relações do dia-a-dia, no contato com outras pessoas, há uma troca de energia constante. Emitimos e recebemos energias, sempre. Dependendo da nossa condição, às vezes doamos energia ou sugamos energia alheia. Então pode acontecer de assimilarmos energias saudáveis ou negativas, tanto de pessoas como de ambientes. Às vezes sentimos um ambiente pesado, carregado, isso significa que a egrégora (campo energético formado pelas pessoas presentes no ambiente) está ruim. Devemos evitar freqüentar lugares sabiamente negativos ou lidar com pessoas negativas, isso só irá nos prejudicar. No entanto, se a pessoa souber trabalhar com energias poderá ajudar a limpar o campo energético e se conhecer e souber lidar com a psiquê humana, pode transformar situações ruins em situações boas e positivas. Pode virar o jogo. De qualquer forma, procuremos frequentar somente lugares positivos e mantermos contato com pessoas saudáveis, para o nosso bem. De qualquer forma, vamos dar uma dica simples para todos. Quando um ambiente, qualquer ele que seja, estiver muito carregado, para evitar se "contaminar" com energias prejudiciais, cruze as pernas, as mãos e os braços, isso é um escudo energética. Técnica simples e de origem antiga.

Existem vários meios de se trabalhar com as energias. O meio mais simples é a oração. As vibrações da prece contribuem na limpeza da nossa aura. Purifiquemos nosso coração primeiro, nossos sentimentos, purifiquemos nossos pensamentos, andemos sempre no caminho reto, respeitando e seguindo a Boa Lei, a Lei de Deus. Ajudemos ao próximo, no que estiver ao nosso alcance. Façamos tudo com amor e pelo Amor. Oremos sempre. Quando oramos, o nosso campo energético se amplia, formando uma espécie de "escudo energético" contra energias negativas. Poderemos fazer uso também do Estado Vibracional, entre outras técnicas que futuramente explicaremos.

Tudo que existe é energia, exceto a consciência. A consciência é muito complexa e ao mesmo tempo extremamente simples. As energias estão em todos os lugares. A realidade energética está subjetiva em todas as coisas, seres e objetos. Finalizamos esse estudo com uma reflexão. Qual a natureza da consciência então? Podemos afirmar que ela é da mesma natureza que a Alma de Deus. E qual a natureza da Alma de Deus? Que cada um pergunte pro seu coração...


NOTA: Robert Allan Monroe (1916-1995) foi um dos maiores pesquisadores e incentivadores das experiências fora do corpo da segunda metade do século XX. Ele próprio um projetor, procurou desenvolver técnicas para reproduzir e pesquisar as saídas do corpo de forma organizada, clara e acessível. Fundou em 1971 nos EUA o Instituto Monroe para pesquisa da consciência. Além do livro "Viagens Fora do Corpo", ele também lançou os livros "Viagens Além do Universo" e "A Última Jornada" - todos pela Editora Record.
Do livro "Viagens Fora do Corpo" - Robert Allan Monroe - Editora Record



Retirado do blog: Canto de Luz
http://cassiaderesenderixse.blogspot.com/2011/11/tradicao-oriental-postula-que-o.html


Imagens da Autoria de Daniel B Holeman